<i>Caderno Vermelho</i>

Image 9407

Estão ainda à venda os úl­timos exem­plares do Ca­derno Ver­melho n.º 19 (re­vista do Sector In­te­lec­tual da ORL do PCP), lan­çado na Festa do Avante!. Com este nú­mero, a re­vista com­pleta 15 anos de pu­bli­cação inin­ter­rupta. Esta edição é va­lo­ri­zada por um gra­fismo de grande qua­li­dade, da au­toria de Luís Carlos Amaro, e pelas no­tá­veis fo­to­gra­fias de Rui Hen­ri­ques sobre a de­sin­dus­tri­a­li­zação de Lisboa, com texto in­tro­du­tório da au­toria de Fi­lipe Dinis.

Os blocos te­má­ticos deste nú­mero re­velam o seu par­ti­cular in­te­resse, uti­li­dade e opor­tu­ni­dade: a crise geral do ca­pi­ta­lismo; a cul­tura ar­tís­tica e ci­en­tí­fica, a «aus­te­ri­dade», a des­res­pon­sa­bi­li­zação do Es­tado e a ofen­siva de di­reita; uma evo­cação de Bento de Jesus Ca­raça; os cen­te­ná­rios de Alves Redol e Ma­nuel da Fon­seca; a ac­tu­a­li­dade de Lé­nine. Consta ainda desta edição uma ho­me­nagem a Edu­ardo Chitas, re­cen­te­mente fa­le­cido, e dois textos de Gramsci.



Mais artigos de: PCP

Golpe na soberania nacional

A en­trega dos 21,35 por cento que o Es­tado de­tinha no ca­pital so­cial da EDP à chi­nesa Three Gorges cons­titui, para o PCP, um acto de «gestão da­nosa» con­trário aos in­te­resses na­ci­o­nais.

No rumo errado

Também os sindicatos reagiram prontamente ao anúncio de mais esta fase da privatização da EDP. Numa nota de dia 23, a Fiequimetal/CGTP-IN considerou esta operação não só um «erro político» do Governo como um «mau negócio para a...

PCP quer hospital pediátrico em Lisboa

A vi­sita de Je­ró­nimo de Sousa ao Hos­pital Dona Es­te­fânia foi um sinal de apoio aos «bons exem­plos» exis­tentes no Ser­viço Na­ci­onal de Saúde. A exis­tência de um hos­pital pe­diá­trico em Lisboa está ame­a­çada.

Tripla penalização

A Carta de Com­pro­missos acor­dada entre o Go­verno da Re­pú­blica e o go­verno re­gi­onal da Ma­deira, co­nhe­cida an­te­ontem, cons­titui para o PCP uma «tripla pe­na­li­zação para o povo e para a re­gião».

Conquistar pela luta um futuro melhor

O PCP acusou, domingo, o primeiro-ministro de ter proferido uma mensagem de Natal «repleta de palavras falsas». Em declarações à imprensa, Jorge Cordeiro, do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central, realçou que aquilo que foi prometido a pretexto...